sábado, 10 de maio de 2014

No sebo um encontro.

Em um andar frenético a caminho do trabalho, não me contive e parei em frente a um sebo na Av. Marechal Floriano. Olhei o relógio e confirmei estar atrasada para meu destino, dei quatro passos em frente, mas recuei, foi mais forte que eu. Fui convidada a entrar naquela loja cheia de múltiplos livros empilhados a me convidar a folheá-los.

Quanto tempo não via um sebo tão bem organizado, cheio de livros usados, alguns semi novos, outros desgastados com dedicatórias em suas páginas. Livros com histórias marcadas pelo tempo.

Desculpe-me o trabalho, mas neste dia precisei atrasar.

Percorri apressada, a prateleira daquele lugar. Alguns livros me fizeram parar e me convidaram a conhecê-los, um me chamou por demais a atenção – “Contos” de Voltaire. Sim, Voltaire, o filósofo, o pensador do iluminismo francês cujas idéias influenciaram nos processos da Revolução Francesa e Independência dos Estados Unidos.

Voltaire também foi poeta e escritor literário, por isso meus olhos poéticos brilharam com o livro e mais ainda quando vi o nome de Mário Quintana como tradutor.  Não é tudo de bom?

Estou agora a conhecer o livro, numa viagem ao passado e de como Voltaire na sua época via o futuro.


Prometo que depois conto a vocês sobre essa viagem literária. 


(P.S - Aos que desejam saber um pouco mais sobre Voltaire sugiro http://www.consciencia.org/voltaire.shtml  e http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire)

QUERIDINHA DO MÊS